quarta-feira, 21 de março de 2018

Você ainda quer ser um Youtuber ? Siga com o PCLinuxOS que você consegue



Dando prosseguimento a série de artigos sobre como se tornar um YouTuber, hoje vou abordar mais alguns programas necessários (e úteis), verdadeiras ferramentas para produzir gameplays e fazer seus vídeos.

Veremos 2 emuladores de computadores, e, como fazer vídeos dos programas sendo executados.

OpenMSX

OpenMSX é um excelente emulador de computadores do padrão MSX, que pode emular em torno de 150 máquinas diferentes (contanto que você tenha as BIOS das máquinas).

Este emulador pode capturar tanto áudio quanto vídeo dos jogos sendo executados.

E, como fazer ?

Você deve iniciar o emulador, através do OpenMSX Catapult, carregando o jogo, programa que você deseja gravar.






Depois, pause o emulador






Agora, na janela do emulador pausada, pressione F10, para abrir o console de comando do OpenMSX.






No prompt de comando, digite record start -tamanho da tela (sem argumento, vai gravar em 320x240, -doublesize vai gravar em 640x480 e -triplesize vai gravar em 960x720)

E, ele vai começar a gravar para /home /~/.openMSX/videos/openmsx0001.avi

Para parar a gravação, abra novamente a tela de console (F10) e digite record stop.

E pronto, seu vídeo estará na pasta .openMSX/videos/ da sua /home. O vídeo estará no codec ZMVB, o mesmo do DOSBOX, sendo suportado tranquilamente por qualquer editor de vídeos no PCLinuxOS.


Hatari

Hatari é um emulador Atari ST, STE, TT e Falcon para Linux, * BSD, macOS, Windows e outros sistemas que são suportados pela biblioteca SDL.

O Atari ST era um sistema de computador de 16/32 bits que foi lançado pela primeira vez pela Atari em 1985. Usando o CPU 68000 da Motorola, era um computador muito popular, com uma CPU bastante poderosa naquela época.

E, o Hatari permite que seja gravado o áudio e vídeo do aplicativo que estiver rodando nele, e, simples como acessar um menu e clicar num botão.

Dois codecs estão disponíveis, que armazenarão o vídeo usando imagens bmp não comprimidas para cada quadro ou png comprimido, sem perdas. A primeira opção consome considerável espaço em disco; a última permite ao usuário selecionar 10 níveis de compressão; quanto mais alto o nível, mais tempo de CPU é necessário para processar o vídeo, o que pode levar a uma desaceleração perceptível do emulador durante a gravação. Ou seja, usar o codec como PNG deixará o emulador muito lento, talvez até não jogável. O som é armazenado em codec PCM de 16 bits (o WAV padrão), e, os dois streams, de áudio e vídeo são encapsulados num arquivo container AVI.

O emulador tem uma barra de status, com indicadores diversos, que, na hora de capturar o vídeo podem atrapalhar. Para tanto, configure o Hatari para não mostrar essa barra.

Abra o emulador, quando começar a carregar, pressione F12. Vai abrir a tela de configuração / controle do Hatari. Pressione o botão Hatari screen, que vai abrir a tela abaixo:


Em Indicators, escolha a opção NONE, como está na figura, e, pressione Back to main menu.
Agora, vamos ter que mexer na configuração do Hatari, para que ele grave o vídeo em formato BMP não comprimido. Pode ser feito por linha de comando, mas, fazer isso para cada jogo que se for jogar, é muito trabalhoso.
Vamos então mudar uma opção no arquivo hatari.cfg, que fica em /home /~/.config/hatari
Com um editor de texto, procure pela seguinte seção:
[Video]
AviRecordVcodec = 2
AviRecordFps = 0
AviRecordFile = /home/~/hatari.avi

E, em AviRecordVcodec, ponha o valor em 1 (2 é PNG, 1 é BMP).

Agora, para começar a capturar o vídeo dos jogos, abra o Hatari, carregue a imagem de disquete ou cartucho e depois, pressionando F12, novamente aperte Hatari screen e, pressione Record AVI, para começar a gravar.
Tenha bastante espaço em disco, já que a saída em BMP raw uncompressed fica muito grande, mas, pelo menos, não degrada o desempenho do emulador e nem do computador.
O arquivo resultante, hatari.avi, deverá ser editado para um formato menor, com qualquer editor de vídeo ou um conversor (como o Winff e tantos outros).
Só para ilustrar, uma captura de 10 minutos gerou um arquivo AVI de 46 GB…

Ok ?

Espero que tenham gostado, e, oportunamente darei seguimento a esta série de como ser um Youtuber.

Sds,

Nenhum comentário:

Postar um comentário