quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Jóias da GOG: Wing Commander III: Heart of the Tiger



A guerra contra os Kilrathi está indo mal para a Confederação. Sua nave capitânea, a Concórdia, foi destruída, as batalhas estão perdidas em todas as frentes. O herói de guerra,  coronel Christopher Blair, é transferido para a antiga nave transportadora Victory. Assuma o papel de Blair e assegure o sucesso da tentativa final da confederação para a vitória: a destruição do mundo natal de Kilrathi.
Você deve lutar com empenho: O futuro da raça humana está em suas mãos!

Uau… Esse resumo coloca o jogador no espírito de Wing Commander III – The heart of the tiger, uma aventura que, apesar de seus 24 anos, ainda roda muito bem.


Wing Commander III – The heart of the tiger – O jogo

Reproduzo aqui alguns promo’s, da época em que o jogo foi lançado:
O primeiro filme interativo real para seu PC doméstico

Profissionalmente filmado em Hollywood, uma produção de  milhões de dólares da ORIGIN combina o entretenimento do cinema com a interatividade dos jogos de computador. O resultado é uma espetacular aventura de voo espacial.

Adrenalina, romance, humor, perigo - Wing Commander III tem tudo isso e muito mais. Esta sequência completa as turbulentas crônicas da guerra Terran-Kilrathi. O confronto final ocorre em um dos mundos  - Terra ou Kilrah. Mas só você pode escrever o final…

Características:

    • Elenco classe A de Hollywood: Mark Hamill, John Rhys-Davies, Malcolm McDowell, Tom Wilson, Jason Bernard, Ginger Allen, Tim Curry(voz), Josh Lucas e Courtney Gains.
     
    •  Interaja com personagens para controlar a trama, o caminho das conversas e o final.
     
    •  Cinquenta missões intensas – cada uma com o combate espacial fotorrealista, 3-D(é, para 1994).
     
    •  Trilha sonora digital completa de 16 bits para as cutscenes, além de suporte MIDI geral e vozes digitalizadas durante o  combate espacial.
     
    •  A tecnologia de computador de 32 bits utiliza totalmente o poder do seu 486 ou Pentium ™(LOL).
     
    •  Explore os cenários virtuais renderizados pela SGI(Silicon Graphics Image) em VGA e SVGA.
     
    •  Cockpit invísivel, sistema de navegação 3-D, tecnologia stealth, missões instantâneas e muito mais.
     
    •  Pilote cinco naves distintas, armadas com armamento totalmente configurável.
     
    •  Jogue diretamente do CD - mais de 3 horas de vídeo em ação ao vivo, além de dezenas de horas de jogabilidade. (bem, agora isso não será possível, pois é um download eletrônico. Mas, as 3 horas de vídeo estão presentes. Só os CD’s que não)

É ele! Luke! Não… É o Mark Hamill como Chris Blair...

Criando Wing Commander III

Wing Commander III: Heart of the Tiger foi desenvolvido e lançado pela Origin Systems. Lançado em 8 de Dezembro de 1994 para MS-DOS e Mac OS, em 1995 para 3DO e em 1996 para a PlayStation (uma versão para Sega Saturn foi também anunciada, mas nunca foi lançada), o Wing Commander III fez a mudança  dos gráficos baseados em sprites 2D, usados em títulos anteriores,  para o 3D poligonal com mapeamento de texturas  e FMV(Full Motion Video) usado para cutscenes.  Os novos formatos das naves, mais angulares e quadradas, tornaram-se necessárias pelo estado dos gráficos poligonais, primitivos naquela época, já que WCIII foi lançado antes das placas aceleradoras 3D, e, todos os cálculos tinham que ser feitos pela CPU.

As cenas live action foram filmadas na frente de uma tela verde, quase todo o cenário é gerado por computador (além de coisas como cadeiras, mesas e bar na sala de recreação, camas e armários nos beliches, etc.).
Os personagens gigantes  Kilrathi são interpretados por homens que usam cabeças animatronicas, mãos peludas e botas que adicionam cerca de um pé de altura e criam a aparência de pernas traseiras tipo gato.


O orçamento para as  cutscenes live action  custou US$ 4 milhões, tendo sido o jogo mais caro produzido até então.

O elenco, de atores classe A de Hollywood:

    •  Mark Hamill como Christopher “Maverick” Blair
    •  Malcolm McDowell como Admiral Tolwyn
   •  John Rhys-Davies como Thrakhath nar Kiranka (voz) e James "Paladin" Taggart
    •  Jason Bernard como Capt. William Eisen
    •  Tom Wilson como Maj. Todd "Maniac" Marshall
    •  Ginger Lynn Allen como Rachel Coriolis
    •  Jennifer MacDonald como Lt. Robin "Flint" Peters
    •  Courtney Gains como Lt. Ted “Radio” Rollins
    •  François Chau como Lt. Winston "Vagabond" Chang
    •  B.J. Jefferson como Lt. Laurel “Cobra” Buckley
    •  Josh Lucas como Major Jace “Flash” Dillon
    •  Julian Reyes como Lt. Mitchell "Vaquero" Lopez
    •  Yolanda Jilot como Col. Jeannette “Angel” Devereaux
    •  Barbara Niven como Barbara Miles
    •  Tim Curry como Melek nar Kiranka (voz)
    •  Alan Mandell como Emperor (voice)
    •  John Schuck como Ralgha nar "Hobbes" Hhallas (voice)


Diversas versões de uma mesma cena foram filmadas, sendo que as decisões do jogador alternam entre uma versão e a outra.

Um Pentium (então um processador high-end) era necessário para obter o melhor desempenho de Wing Commander III. Chris Roberts, o criador, disse: “Não temos medo de aumentar um pouco as vendas de hardware, e acreditamos que o Pentium em breve será o padrão”.

Uma novela de William R. Forstchen e Andrew Keith foi publicada em 1995. Uma adaptação de jogos de cartas colecionáveis foi publicada no mesmo ano pela Mag Force 7 Productions, sob o comando de notáveis autores de ficção científica Margaret Weis e Don Perrin.

Após o final do suporte oficial da Origin, a comunidade de fãs começou a oferecer suporte próprio para o jogo. Por exemplo, a comunidade desenvolveu vários patches não oficiais para melhorar a compatibilidade com as versões mais recentes do Windows e do hardware do PC mais recente.

Em setembro de 2011, o código-fonte do Wing Commander III foi entregue à comunidade de fãs por um antigo desenvolvedor com a finalidade de preservação digital de longo prazo.

Em 13 de setembro de 2011, WC III foi re-lançado na gog.com em distribuição digital.


Resenha

O que posso escrever sobre este jogo ? Faltam-me palavras, mas, tentarei descrever como é a sensação de jogar este clássico, e, como ele ainda é poderoso, mesmo depois de 24 anos.

 

Gráficos

 Impressionantes para a época, os gráficos ainda são bons hoje em dia. Não me refiro tanto aos gráficos do jogo em si, mas, das fantásticas cut scenes, feitas de uma forma tão boa, que apesar do tempo, não foram afetadas. O mix de atores com cenários virtuais foi muito bem-feito, e, é admirável o que conseguiram fazer com a tecnologia daquela época (1994), quando o 486 era topo de linha e uma soundblaster pro era a placa de som comum, nos famosos kits multimídia.

Os gráficos do jogo, não impressionam tanto assim, já que são gráficos vetoriais bastante primitivos, mas, cumprem com a tarefa de colocar o jogador no espaço, no calor de batalhas que, pela ótima produção, são sempre emocionantes.

A parte mais incrível são os Kilrathi, os alienígenas que parecem tigres gigantes. Foi tão perfeita a concepção, feitura e manipulação das cabeças, que se acredita que são criaturas de verdade. Nota 10!

 

Som

Perfeito, não há o que reclamar. Nas cutscenes, o áudio é orquestrado, enquanto nas seções de simulação do jogo, são músicas no formato MIDI, que eram o padrão na época Soundblaster.
O voice acting é fantástico, e, claro, atores como Mark Hamill (Star Wars), Tom Wilson (De Volta para o Futuro), John Rhys-Davies(trilogia LOTR) não deixam a peteca cair, em nenhum momento.

 

Jogabilidade

É um simulador de vôo 3D no espaço. Então, obviamente, não há gravidade, mas não aplica física realista (ou seja qual for o termo técnico). Se você desacelerar até zero, você pára. Você pode girar e rolar, mas nenhum propulsor reverso ou vertical. E em algumas naves espaciais, você pode executar uma manobra de deslizamento para que você possa girar e continuar disparando em seu alvo enquanto desliza para obter uma posição posterior. Ou seja, é um simulador mais para o lado arcade do que para simulação realista. Mas, em nenhum momento estraga a diversão.
As naves funcionam sem problemas e cada uma tem um feeling diferente, dependendo de qual você está. O jogo suporta joystick  teclado e  mouse . Eu definitivamente recomendo um joystick,  um mouse para rastrear esses inimigos pode sentir estranho.


O jogo possui cinco finais diferentes, 2 bons e 3 ruins. Portanto, é interessante o replay factor, para conhecer cada final possível da estória.

Veredito

Compre. Imediatamente. O jogo é simplesmente incrível, mesmo com 24 anos. Ele envelheceu muito bem, como um bom vinho. E, mesmo atualmente, ele ainda é impressionante, principalmente os Kilrathi, imponentes e assustadores, funcionam muito bem, e, a atuação impecável, de cada um dos atores é mesmerizante: Você fica grudado na estória, torcendo pelo seu alter-ego (Chris Blair / Mark Hamill) e se preocupa e se emociona com cada um dos personagens, tão bem foram escritos e interpretados. E, se você se decepcionou com The Last Jedi, como eu, pode acompanhar as aventuras espaciais de Mark Hamill, na época em que o futuro da humanidade no espaço era brilhante, não um final melancólico bebendo leite verde de uma vaca marinha (sério Rian Johnson, você não vai para o Céu depois dessa).
E, os jogos FMV estão de volta, tendo Night Trap sido relançado para sistemas atuais recentemente, e, Late Shift, um novo jogo, FMV em alta resolução, também foi lançado não faz muito.

Ficha técnica:

Desenvolvedor: Origin systems

Editor: Electronic Arts

Designer: Chris Roberts

Compositor: George Oldziey

URL GoG: https://www.gog.com/game/wing_commander_3_heart_of_the_tiger


Preço: R$ 18,99

Tamanho: 1.6 GB

Requerimentos: Play-On-Linux. É um jogo antigo que roda através do DOSBOX. Tem instalação pelo POL, na qual você executa o POL, e, escolhe instalar o jogo Wing Commander 3. A instalação é automática e sem maiores problemas.

Aconselho visitar a página:

Tem muitas dicas, informações e ferramentas para o jogo.

E aqui, um vídeo com o making of:
https://www.youtube.com/watch?v=bsI0y2DncAM

 E um gag reel do jogo:
 https://www.youtube.com/watch?v=CpjreO8W2G8


Ok ?

Espero que gostem. Para o espaço, e avante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário