quinta-feira, 25 de maio de 2017

Jóias da GOG – Star Trek, 25th Anniversary

 
Seguindo em nossa análise de joias que a GOG tem em seu catálogo, trago Star Trek, 25Th Anniversary, um jogo fantástico (bem, sou meio suspeito, sou trekker de carteirinha desde a época em que passava na Band...)

O Espaço, a fronteira final…

Star Trek, 25th Anniversary – o Jogo.

    Star Trek: 25th Anniversary é um jogo de vídeo de aventura desenvolvido e publicado pela Interplay Productions, baseado no universo Star Trek. O jogo narra várias missões de James T. Kirk e sua tripulação da USS Enterprise. O jogo foi inicialmente lançado em 1992 para o PC, MSDOS, em disquetes de 3,5, com um lançamento posterior em CD-ROM adicionando efeitos sonoros melhorados e as vozes dos atores da Série Original. Essa versão em CD-ROM, que é disponibilizada pela GOG, é a que analisaremos.
 
    O jogador assume o papel do Capitão James T. Kirk a bordo do USS Enterprise, uma nave da Frota Estelar, como visto na série de TV  Star Trek: The Original Series. É dividido em dois modos principais, uma vista principal da ponte, e um modo da terceira pessoa sempre que uma equipe externa é transportada a um planeta ou  estação espacial.
    Os controles na ponte são divididos em toda a tripulação, com Montgomery Scott permitindo o acesso aos escudos e controles de potência, Pavel Chekov controlando a navegação e Hikaru Sulu controlando a órbita da nave, por exemplo. A equipe externa sempre é composta por Kirk, Spock e Leonard McCoy, bem como um dos oito red shirts diferentes, os quais podem morrer durante a missão. O jogador interage com esses modos distintos usando uma interface de ponto e clique através do mouse.
    A jogabilidade funciona selecionando uma parte do corpo que o jogador deseja usar (por exemplo, lábios para falar, olho para examinar, etc.) na caixa de funções. O jogador deve resolver enigmas diferentes e executar ações especiais dentro de cada nível, ou missão, a fim de progredir para a próxima.
    O jogo foi dividido em uma série de episódios, com cada episódio começando com uma mensagem recebida do Comando da Frota Estelar. Eles normalmente são estruturados para ter um combate entre naves antes do esquema de jogo de aventura em terceira pessoa com uma equipe externa.
    Os episódios são os seguintes:

  • Demon World: Colonos pertencentes a uma seita religiosa relatam ter sido atacados por “Demônios” perto de suas minas. Kirk deve descobrir a verdade por trás desses “Demônios”.
  • Hijacked: A USS Enterprise descobre que a nave USS Masada foi capturado por piratas Elasi que estão mantendo a tripulação refém. Kirk deve descobrir uma maneira de recuperar a nave e a tripulação ilesos.
  • Love's Labor Jeopardized: Os Romulanos atravessaram a Zona Neutra e atacaram a Estação de Pesquisa da Federação, Ark 7. Infelizmente, o ataque criou uma situação de risco biológico que a equipe da Enterprise deve lidar, bem como os Romulanos.
  • Another Fine Mess.....: Ao responder a um chamado de socorro de uma nave sob ataque de piratas, a Enterprise descobre que Harry Mudd está envolvido. Ele é rastreado até uma espaçonave alienígena abandonada. A tripulação da Enterprise deve descobrir a conexão entre a nave abandonada, os piratas e Mudd.
  • Feathered Serpent: Uma frota de batalha Klingon está prestes a atravessar o espaço da Federação, em busca de um “Criminoso de Guerra”. A Enterprise deve encontrar este “Criminoso de Guerra” para evitar uma guerra.
  • That Old Devil Moon: estranhas leituras de potência foram detectadas a partir de um asteróide grande aproximando-se de um sistema de estrelas pré-warp. A Enterprise descobre uma antiga base de mísseis nucleares que não percebe que a guerra terminou 1000 anos atrás, e deve impedi-la de destruir a civilização nativa uma segunda vez.
  • Vengeance: A Enterprise, respondendo a um chamado de socorro da USS Republic, acha a nave quase destruída. Kirk deve descobrir o que aconteceu com a nave e impedir os responsáveis de atacar novamente. Ao contrário das outras missões, esta missão é mais longa e mais complexa na versão CD do jogo; A versão original deste episódio consiste somente de um breve segmento da equipe externa seguido por uma sequência extensa de combate nave a nave. Estas duas versões diferentes estão disponíveis na versão de CD por uma opção de diálogo no início do episódio.

Na versão CD-ROM do jogo, após a conclusão da última missão há um pequeno  cartão nos créditos sobre Gene Roddenberry com uma breve narração na voz de William Shatner sobre a  sua vida.
    Depois de um acordo com a CBS, Star Trek: 25th Anniversary foi relançado na rede de distribuição GOG.com, com legendas adicionais em alemão e francês, em 7 de maio de 2015 ao lado de Star Trek: Judgment Rites e Star Trek: Starfleet Academy Para Microsoft Windows, macOS e Linux.  Pouco depois, Interplay Entertainment também relançou Star Trek: 25th Anniversary para a rede de distribuição Steam, no entanto, apenas para Microsoft Windows e sem legendas. 

Minha Experiência

    Vi o jogo, baratinho na GOG(R$11.99), comprei. Que experiência maravilhosa. Toda a essência, o espírito do seriado original consegue ser recriado nesse jogo.
    E, é claro, uma aventura point-and-click, como diversos jogos famosos da Lucas Arts (Dia do Tentáculo, Secret of Monkey Island).
    Agora, o voice acting, dos atores originais, é muito tocante. Ouvir novamente atores tão queridos que já nos deixaram é uma experiência emocionante (James Doohan, DeForest Kelley e mais recentemente, Leonard Nimoy).
 
    No quesito de jogabilidade, é aquele velho esquema conhecido de adventure point-and-click, sem muitas surpresas. A parte da navegação no espaço e os combates nave a nave é que são um pouco complicados de pegar o jeito. Você não vai conseguir de primeira, visto que tem que comandar um bom número de pessoas na ponte da Enterprise, e, até ficar bom nisso, ou vai sair do espaço da federação ou bater com a nave em algum planeta / asteróide.
Agora, uma breve resenha do jogo.

Gráficos

    Os gráficos são muito bons para a época, 1991/92, com uma resolução VGA. São gráficos bitmap feitos a mão. Não são excelentes, pelos padrões atuais, mas, não envelheceram mal não.
 

Som

    É simplesmente fantástico. Todos os sons da série clássica estão presentes nesse jogo, todos os zaps, toings, kabums e outros sons característicos foram recriados / adaptados da trilha sonora originai. Dos canhões de Faser aos torpedos fotônicos, a sensação é incrível. A música também segue os temas do seriado, com o tema original, de Alexander Courage e outros especialmente criados para o jogo.
    Agora, o melhor mesmo é o voice acting dos atores originais: William Shatner, Leonard Nimoy, Nichelle Nichols, DeForest Kelley, James Doohan, Walter Koenig, George Takey e outros que se esmeraram em seus papéis, criando uma experiência imersiva e altamente gratificante. Nota 10 com louvor!

Jogabilidade

    A jogabilidade é muito boa, como eu disse acima, como um adventure tradicional com as fases no espaço. Note-se que, quando interagir com NPC’s no jogo, deve-se ter cuidado nos diálogos, para não botar tudo a perder. É, essa também é uma característica do jogo: cuide do que vai falar com os NPC’s, ou, possivelmente influenciará negativamente nas ações do NPC (em vez de ajudá-lo, poderá lhe atrapalhar).
    O jogo segue um esquema de episódios, como se fosse uma temporada do seriado de TV. Apenas com 7 episódios, mas, que garantem mais de duas horas de jogo, facilmente.
    Como no seriado de TV, um episódio não tem conexão nenhuma com o seguinte, e, suas ações num destes episódios não vão influenciar os seguintes.
 
    A imersão e a experiência de jogo dele é magnífica, sendo um jogo viciante, já que se quer saber como vai terminar essa temporada de Star Trek. E, a nostalgia, de todos que são ou foram fãs de Star Trek é imensa. Muito bom!
    Ahh, em tempo: Uma dica – Proteja os Red Shirts da morte certa durante o jogo. A morte de cada um deles se reflete na sua pontuação (piora a cada red shirt morto), portanto, não deixe nenhum deles morrer.

Veredito

    Um jogo excelente, mesmo com mais de 20 anos de idade, é uma obra-prima. A Interplay fez um dos melhores jogos de Star Trek, junto com Star Trek: Voyager – Elite Force e Star Trek: Bridge Commander, considerados os três melhores jogos de Star Trek já feitos. E, por um preço superamigável: R$11.99
    Compre sem piscar, se for fã de Star Trek ou de jogos Adventure point-and-click.

Comprando Star Trek, 25th Anniversary

    Star Trek, 25th Anniversary foi originalmente feito para DOS, e, roda perfeitamente no DOSBOX.
O pacote vendido pela GOG.com em seu site traz ainda  o manual (PDF), mapa do teclado(PDF), livro de dicas(PDF) e mapa estelar(PDF).
    Você fará o download do arquivo do jogo, com extensão .sh
    Depois de completado o download (algo em torno de 346 MB), dê permissão de execução ao script (mod +x) e instale o jogo normalmente.
    Será instalado na sua /home.
    Um detalhe interessante é que a GOG coloca a sua própria versão de DOSBOX junto com o jogo, assim, penso, melhor usar o DOSBOX do PCLOS, e, ignorar o DOSBOX da GOG.
    Para um melhor efeito, sugiro usar o DBGL (DOSBOX Game Launcher), que facilitará o gerenciamento do jogo.

Assim, espero que se divirtam e sigam audaciosamente onde nenhum Linuxer jamais foi..!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário